domingo, 5 de abril de 2009

Suficiente...Para abalar a sua mente...Perfeita na medida certa para mudar a sua vida






Desde que a internet se popularizou no final do século XX, o mundo mudou. Com ela surgiram muitas vantagens que melhoraram o dia-a-dia:
Rede de notícias 24 horas, o que acontece em um canto do mundo, em poucos minuto depois o mundo inteiro já está sabendo; acompanhar cenas de guerra no "front" de batalha ao vivo; realização de compras e saques bancários online (pela internet); "baixar" aquela música que você procurou durante sua vida inteira ou aquela que marcou sua infância e é impossível de achar em CD; ver seu pai, mãe, filho, filha, parente distante que não vê a anos através da webcam; enviar recados para outras pessoas sem precisar mais ir ao correio; criar a sua página pessoal mostrando seu trabalho, pensamento, idéias, etc...
No entanto, tudo na vida tem vantagens e desvantagens, a internet não é nenhuma excessão. Como na vida real, a internet possui várias tentações que podem afetar alguém negativamente, principalmente se tratando da população jovem: crianças, adolescentes e jovens adultos, vítimas mais freqüentes, vítimas dessa nova onda do mundo contemporrâneo. Jogos online é uma febre entre esse público. Counter-Strike, Ragnarok, Ultima Online, Starcraft, Lineage II, Warcraft III são exemplos famosos de jogos que ocuparam boa parte da vida de muitos dos jovens dos dias de hoje. Por quê?


Quem nunca sonhou em ser um policial e acabar com a raça de traficantes perigosos? Viver o mundo fantástico de Guerra nas Estrelas, Harry Potter e Senhor dos Anéis? Ser por um dia um soldado em uma guerra moderna ou futurística? A internet hoje em dia permite que você realize essa fantasia com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo, em um enorme e profundo mundo virtual. É muito legal mergulhar na sua fantasia dos sonhos, não é? E a vida real, como fica?Esse é o problema. É comum hoje em dia as pessoas dedicarem horas e mais horas jogando na internet, ignorando suas obrigações pessoais e esquecendo sua vida social, ao ponto de faltar aula e trabalho. Alguns jogos como Ragnarok por exemplo, no servidor oficial brasileiro, você precisa pagar uma taxa mensal para poder jogar. Apesar da restrição, o servidor possui uma enorme quantidade de membros jogando por dia, fazendo dele um dos jogos mais populares da internet brasileira. Outros chegam a gastar quase mil reais (dinheiro real!) para comprar de outra pessoa um item (equipamento) raríssimo, roupas e outros acessórios ligados a jogo, tudo para se fortalecer.Alguns jogos existem inclusive os chamados "clans" e "guildas". São grupos de pessoas de um mesmo jogo que juntos formam um time e passam a jogar quase sempre juntos ou colaborando entre si, dando um sentimento real de cooperação, como se fosse uma empresa de verdade.Jogos mais simples, sem a enorme profundidade como Ragnarok, Lineage II e World of Warcraft, como Warcraft III e Counter-Strike, a adrenalina e o sentimento de desafio, como um jogo de póquer, sobe a cabeça do jogador, não fazendo-o saber a hora exata de parar. É muito comum pessoas gastarem rios de dinheiro nas lan houses, estabelecimentos comerciais de acesso à internet e jogos online.


Muitas pessoas, estressadas com sua vida agitadíssima ou com sérios problemas pessoas e familiares são alvos fáceis dessa nova onda, uma fuga à realidade. Na realidade é apenas sofrimento, no mundo virtual a história é diferente. Como diz Don Corleone, é uma oferta que você não pode recusar.
Além de jogos online, outro caso cada vez mais comum na internet é a existência de comunidades virtuais, os chamados fóruns. Existem milhões de fóruns hoje em dia na internet, com assuntos distintos. Alguns são diretamente ligados à empresas para esclarecimento de dúvidas, para troca de dúvida entre clientes, suporte online entre outros métodos profissionais.
O mais comum no entanto é comunidade de fãs de determinado assunto. Filmes, desenhos, música, até de sexo. Muitas pessoas vêem ali a chance de encontrar o grupo de amigos perfeito que não têm na vida real e/ou encontrar a sua garota dos sonhos. Você que, por exemplo, adora algo e o seu grupo de amigos detesta fazendo-o achar que está sozinho e sonhando um dia encontrar alguém para compartilhar seus gostos? A proposta é tentadora e muitos não resistem. Nesses casos, geralmente, se envolvem com pessoas desconhecidas e se afastam dos amigos reais e familiares para dedicar à vida aos recém descobertos "novos amigos". Muitos deles, no entanto, mudam drásticamente seu estilo de vida e, muitas vezes, são influênciados negativamente pelos mesmos, passando a desvalorizar os verdadeiros amigos e pessoas próximas.
Programas e sites de comunicação online, como MSN Messenger, Orkut e ICQ, os mais famosos para exemplificar, são capazes de se comunicar instâneamente com milhares de pessoas e são capazes de serem adicionados em uma lista de amigos escolhidos pelo usuário. É possível conversar simultâneamente com milhares de pessoas, amigos ou desconhecidos.
Tal capacidade de contato encanta muitas pessoas, fazendo-as ficarem presa no computador conversando horas e mais horas sem precisar perder seu tempo saindo de casa e/ou gastar dinheiro com condução. Novamente, não se sabe exatamente, no caso de um desconhecido, se a pessoa é de fato quem ela diz que é. Há casos famosos quando rapaz, por exemplo, combinou de se encontrar com uma garota, que ele não conhecia pelo MSN. Para sua surpresa, deu de cara com dois bruta-montes e tomou uma grande surra... caiu no trote!Em outro caso, uma garota mandou uma foto monstrando ser uma bela loira de olhos azuis com um corpo escultural para outro rapaz pelo MSN. Encantado, o rapaz combinou que a receberia na rodoviária, ela morava em outra cidade. Para sua surpresa, ela não era nem de perto o que havia sido mostrado e, decepcionado, abandonou-a ali mesmo.
Muitas pessoas, tão empolgadas com o programa, não saem um minuto da máquina. Isso afeta bastante os jovens principalmente, quando os pais querem ter uma conversa séria, o que eles ouvem é: "Espera estou ocupado! Depois eu falo" ou "Não enche o saco". Tornando-o rebelde e saindo do controle dos pais. A troca de amigos reais por amigos virtuais é um problema cada vez mais constante no dia-a-dia. Esse comportamento muitas vezes estimula a rebeldia, comportamento anti-social.
Crimes online são fatos que aterrorizam muitas pessoas. É cada vez mais freqüente as mensagens com vírus nos e-mails, que podem afetar perigosamente o seu computador. Receber "spams" (mensagens de propaganda desagradáveis que lotam as caixas de entrada de muita gente) é muito praticado e pouco punido. Golpes virtuais são também uma prática freqüente do crime cibernético. É possível desviar dinheiro, pegar senhas de cartões de crédito, acessar informações sigilosas, tudo através da internet. O uso de programas chamados de "trojans", são meios eficientes para essas práticas criminosas, por isso é bom tomar cuidado com o que você recebe pelo MSN, ICQ, e-mail, qualquer programa de contato.
Hackers são outros criminosos online, que já viraram tema de vários filmes e livros. Eles, usando técnicas e programas adequados, podem invadir determinado computador e roubar dados e arquivos preciosos. Conseguem também invadir o gerenciamento de uma determinada página online, podendo inclusive apagá-la por completo. A ação dos hackers se dá por causa da existência de um IP. O IP é, resumidamente, seu endereço em toda a rede online. Um ladrão para realizar um assalto precisa saber o endereço de sua vítima, certo? Na internet a situação é a mesma. Proteger seu IP é vital para evitar ataques de hackers.
Sites populares na internet como Orkut e YouTube, o primeiro de relacionamentos e o segundo de vídeos, já viraram polêmica de grande repercussão. No Orkut, um site onde é possível se criar uma página pessoal, citando suas preferências, motivações e até mesmo suas aversões, pode-se adicionar todos os seus amigos que lá se encontram e manter contato freqüente. Possível também adicionar comunidades de acordo com suas preferências.
Nessas comunidades do Orkut, muitas delas fazem apologias racistas, criminosas e pornográficas. É comum encontrar "Eu fumo maconha", "Sou do comando vermelho", "Odeio negros" e "Transo muito bem". Já foram registrados inúmeros casos ligados a venda de drogas, encontro para brigas, para assassinatos, exploração sexual, conexão à pirataria e até mesmo a existência de páginas pessoais de criminosos procurados.. Todos fatos que já foram noticiados em jornais e revistas.A Internet hoje em dia é muito importante de fato e pode melhorar muito a vida de todos, como ao mesmo tempo, pode trazer malefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário